Beleza

Manual de preparação da pele

manual-de-preparacao-da-pele

Uma maquiagem bem feita é linda, e dá para se perder por horas só olhando os tutoriais de make na internet e sonhando em algum dia aprender a fazer alguma coisa parecida. Mas antes de começar a colocar em prática todas as técnicas de contorno que você aprendeu, o primeiro passo é sem dúvida preparar a pele.

A preparação da pele vai assegurar melhor fixação da maquiagem, além disso, uma pele bonita e saudável deixa qualquer maquiagem mais rycah. Montamos para você um manual com todos os passos para preparar bem a pele, que, além de preparar para a maquiagem, também vai garantir que sua pele fique mais bonita e saudável, mesmo sem a make.

1º Passo: Limpeza

Para começar, o primeiro passo é limpar a pele. Com a limpeza, sua pele vai ficar pronta para absorver melhor os produtos que virão em seguida. O ideal é buscar um produto de acordo com seu tipo de pele (seca ou oleosa?), mas o mercado também tem produtos mais neutros, que funcionam para todos os tipos. Bônus para os sabonetes faciais da Quem Disse Berenice? e da Renew, que também funcionam como demaquilante (apenas para maquiagens mais básicas) e são ótimos para limpar a pele no banho mesmo.
Eu gosto de usar o sabonete da Neutrogena pela manhã e o da Quem Disse Berenice? a noite.

Pele-limpeza

1 ∙ Gel de limpeza Normaderm ▪︎ Vichy; 2 ∙ Gel de limpeza Vitale ▪︎ Renew; 3 ∙ Sabonete líquido demaquilante ▪︎ Quem Disse Berenice?; 4 ∙ Gel de limpeza deep clean ▪︎ Neutrogena; 5 ∙ Mousse de limpeza ▪︎ Nivea; 6 ∙ Gel de limpeza ▪︎ Clean & Clear

2º Passo: Tônico

O tônico é responsável pela limpeza mais profunda, removendo as impurezas que o sabonete sozinho não consegue eliminar. Ele remove qualquer resto de maquiagem, células mortas e outras impurezas que podem estar nos poros, e prepara a pele para a hidratação. Também vale investir em um tônico ideal para seu tipo de pele. Eu estou usando o tônico da Neutrogena, para peles mistas/oleosas.

pele-tonico1 ∙ Tônico suave revitalizante ▪︎ Nivea; 2 ∙ Loção tônica Cleanance ▪︎ Avène; 3 ∙ Tônico hidratante Hydra Confort ▪︎ L’Oréal; 4 ∙ Loção Adstringente Effaclar ▪︎ La Roche-Posay; 5 ∙ Adstringente deep clean ▪︎ Neutrogena; 6 ∙ Loção adstringente Normaderm ▪︎ Vichy

3º Passo: Hidratação

Tem que hidratar sim, mesmo que sua pele seja oleosa. Sem a hidratação, nossa pele acaba produzindo mais óleo para compensar essa falta de água. Então, para as meninas de pele oleosa é só usar um produto mais leve, oil-free.
Alguns hidratantes são multifunções: tem fator de proteção solar, por exemplo. Dependendo do seu tipo de pele, do nível de exposição ao sol e do fator UV são produtos que quebram  um galho, já que economizamos e a rotina fica mais prática. Eu gosto de usar o hidratante ultra-light da Neutrogena, que tem fator de proteção solar, e o Normaderm Total Mat da Vichy, que é ótimo para peles oleosas e ainda tem função de primer, daí eu pulo o passo 5 do manual.

pele-hidratacao1 ∙ Hidratante Normaderm Total Mat ▪︎ Vichy; 2 ∙ Hidratante facial faces ▪︎ Natura; 3 ∙ Hidratante e protetor solar Dermacontrol ▪︎ Cetaphil; 4 ∙ Hidratante protetor facial ▪︎ Nivea; 5 ∙ Gel hidratante dramatically different ▪︎ Clinique; 6 ∙ Hidratante facial ultra-light ▪︎ Neutrogena

4º Passo: Protetor Solar

Se vai ter exposição ao sol, não tem jeito, tem que usar protetor solar. Nos dias que eu sei que vou estar mais exposta aos raios solares, uso um produto específico para isso, com um fator de proteção maior (no mínimo 30), para garantir a saúde da minha pele. Não tem segredo, o protetor solar vai garantir que sua pele fique linda por muito tempo, evitar a formação de manchas na pele e o fotoenvelhecimento.
Os produtos asiáticos da Bioré são super famosos para pele oleosa, mas não é tão fácil de comprar, já que não vende no Brasil. Eu estou usando o Anthelios da La Roche-Posay, mas achei que o produto não funcionou muito bem na minha pele e quando acabar pretendo experimentar o da Vichy.

pele-protecao1 ∙ Protetor facial Capital Soleil ▪︎ Vichy; 2 ∙ Protetor Ultra Sheer Dry Touch ▪︎ Neutrogena; 3 ∙ Loção protetora facial Fotoequilíbrio ▪︎ Natura; 4 ∙ Protetor facial UV Perfect ▪︎ Bioré; 5 ∙ Protetor solar Minesol Oil Control ▪︎ Roc; 6 ∙ Protetor Solar Expertise ▪︎ L’Oréal

5º Passo: Primer

O primer prepara a pele para receber a maquiagem, reduzindo a aparência dos poros, suavizando as linhas de expressão e melhorando o aspecto da pele. Para quem tem pele oleosa ou os poros muito visíveis, usar um primer antes de aplicar a base faz toda a diferença. Ele também prolonga a duração da maquiagem no rosto. O ideal é aplicar o produto sempre em pequenas quantidades, para não esfarelar.
Como eu disse antes, eu uso o hidratante facial da Vichy quando quero esse efeito, já que ele funciona super bem como primer.

pele-primer1 ∙ Primer Revitalift Blur Mágico ▪︎ L’Oréal; 2 ∙ Primer insta matte ▪︎ Quem Disse Berenice?; 3 ∙ Primer facial Make B ▪︎ O Boticário; 4 ∙ Primer facial 2Beauty ▪︎ Marina Smith; 5 ∙ the Porefessional ▪︎ Benefit; 6 ∙ Primer facial ▪︎ Mary Kay

6º Passo: Base

A base é o produto que vai uniformizar sua pele e dar o acabamento à sua preparação facial. Existem muitos tipos de base, desde as mais leves àquelas que tem alta cobertura, a escolha do tipo ideal fica a gosto do freguês. Para quem procura uma cobertura mais leve, os BB Creams são grandes aliados. Além disso, muitos contam com fator de proteção solar, primer, tudo em um só produto, perfeito para os dias de preguiça praticidade.
A textura da base também deve ser levada em consideração: líquida, mousse, pó? Com o tempo você acaba descobrindo qual textura que funciona melhor para você.
No dia-a-dia eu gosto de usar o BB Cream da L’Oréal, que tem uma cobertura honesta e mantém a dignidade do meu rosto ao longo do dia. Para maquiagens mais elaboradas, gosto de usar a base em pó Studio Fix da Mac, acho bem prática. Também já usei a base em pó da Shiseido, que é maravilhosa e tem fator de proteção solar 50, mas o preço é mais salgado.

pele-bbcream1 ∙ BB Cream Age Defense ▪︎ Clinique; 2 ∙ BB Creme ▪︎ Quem Disse Berenice?; 3 ∙ BB Cream Una ▪︎ Natura; 4 ∙ BB Cream Dream Oil Control ▪︎ Maybelline; 5 ∙ BB Cream ideal face ▪︎ Avon; 6 ∙ BB Cream ▪︎ L’Oréal

pele-base1 ∙ Base UV Protective Compact Foundation ▪︎ Shiseido; 2 ∙ Base líquida efeito matte ▪︎ Vult; 3 ∙ Base Dermablend ▪︎ Vichy; 4 ∙ Base líquida timewise ▪︎ Mary Kay; 5 ∙ Base em pó Studio Fix ▪︎ MAC; 6 ∙ Base Pure Makeup ▪︎ Maybelline

7º Passo: Corretivo

As meninas que não sofrem com olheiras marcadas e/ou não querem esconder manchinhas podem pular esse passo, a cobertura da base já é suficiente. O corretivo serve para disfarçar imperfeições na pele, como olheiras ou espinhas, por exemplo. Eu sempre uso para disfarças as olheiras, já que no meu caso a cobertura da base acaba não sendo suficiente. O corretivo pode ser passado antes ou depois da base, depende do tipo de base ou da preferencia de cada uma. Eu sempre uso antes da base, se ela for em pó, ou depois, se ela for líquida/mousse.
Estou usando o Pro Longwear da MAC, que funciona super bem para mim, fica confortável na pele e dura bastante. O único defeito é a embalagem, que tem uma válvula pump difícil de controlar e às vezes sai muito mais produto que o necessário.

pele-corretivo1 ∙ Corretivo alta cobertura Una ▪︎ Natura; 2 ∙ Corretivo Velvet ▪︎ Contém 1g; 3 ∙ Corretivo Instant Age Rewind ▪︎ Maybelline; 4 ∙ Corretivo Pro Longwear ▪︎ MAC; 5 ∙ Corretivo líquido ▪︎ Tracta; 6 ∙ Corretivo Cover Up ▪︎ Duda Molinos

8º Passo: Pó compacto

O pó compacto é o acabamento da preparação de pele e vai ajudar a segurar a maquiagem por mais tempo, mantendo o aspecto sequinho ao longo do dia. As meninas de pele oleosa podem manter um pó na necessaire para retocar a pele no caso de surgir oleosidade ao longo do dia, especialmente na zona T, mas o pó pode ser utilizado para qualquer tipo de pele. O importante é não exagerar e aplicar sempre em movimentos circulares, esfumando bem, para deixar a pele com um acabamento mais natural.
Em alguns casos o pó pode ser dispensado, como quando se usa base em pó, por exemplo, que já deixa a pele com acabamento mais sequinho.

pele-po-compacto1 ∙ Pó compacto Pure Makeup ▪︎ Maybelline; 2 ∙ Pó compacto Pureness Matifying ▪︎ Shiseido; 3 ∙ Pó matificante Soul Go Matte ▪︎ Eudora; 4 ∙ Pó compacto Color Adapt Make B ▪︎ O Boticário; 5 ∙ Pó compacto Blot Powder ▪︎ MAC; 6 ∙ Pó compacto Color Trend ▪︎ Avon


E você tem algum ritual de preparação da pele para maquiagem? Algum produto ficou de fora da lista?

Você pode curtir:

Paula Teixeira

Paula é pernambucana de nascimento e alagoana de coração. Formada em engenharia pela Universidade de Pernambuco, sempre foi apaixonada por fotografia e comunicação, até que tanto flerte virou um relacionamento sério. Acredita que podemos usar arte, cultura e moda a favor do nosso estilo, para construir nossa essência.

Comentários no Facebook